Quem somos

 

O ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho é uma associação privada, filantrópica e sem fins lucrativos.

 

Fundado e administrado pelo Rotary Club de Santo André, atua há mais de 58 anos na capacitação de jovens, suas famílias e comunidades.

 

Seus programas promovem inclusão social e integração ao mercado de trabalho, através de:

 

  • Formação técnica, cultural e profissional.
  • Desenvolvimento da consciência político-cidadã.
  • Estímulo do senso crítico.
  • Fortalecimento da autonomia e da responsabilidade.

MISSÃO

capacitar e incluir o jovem no mercado de trabalho com ações socioeducativas inovadoras.

VISÃO

ser referência na formação socioeducativa do jovem para o avanço social.

VALORES

ética; respeito; confiança; disciplina.

 

A causa

 

A juventude brasileira se constitui como um dos segmentos mais desfavorecidos pelo crescimento dos problemas socioeconômicos do País, tais como concentração de renda, educação de baixa qualidade, desemprego, baixos salários, entre outros. Isso faz com que os jovens entrem cada vez mais cedo no mercado de trabalho, de modo informal e sem garantias de direito.

 

Em decorrência, geralmente, os jovens e adolescentes são afastados da escola pela dificuldade de conciliação entre estudo e trabalho, impedindo que avancem seus estudos e tenham melhores possibilidades de ascensão socioeconômica.

 

Esses jovens e adolescentes, que não têm oportunidade de prolongamento dos estudos, tornam-se uma força laboral de baixo custo e desqualificada, submetendo-se a situações de precariedade nos mais diversos setores.

 

É aí que entra o trabalho do ABC Aprendiz.

Os Programas de Qualificação e Empregabilidade são grandes instrumentos de política de inclusão social e profissional, com segurança e garantia e proteção de direitos.

 

O que isso representa?

Um grande diferencial na qualificação, inclusão e integração destes jovens e adolescentes ao mundo do trabalho, proporcionando a transformação, inclusão social e geração de renda.

 

Como funciona o nosso trabalho?

O atendimento é gratuito, planejado e continuado, propiciando experiências que permitam construir projetos de vida. Promovem o desenvolvimento da sua identidade, priorizam o fortalecimento de vínculos familiares e incentivam a socialização e a convivência comunitária.

Governança

 

O ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho conta com a participação ativa dos seus membros, todos do Rotary Club de Santo André, que atuam na tomada de decisões estratégicas da instituição. Isso favorece a eficácia das ações e a transparência ao público e à sociedade.

 

Diretoria

  • Presidente: José Luiz Tordino Gomes
  • Vice – presidente: Gustavo Faé Vallejo
  • 1º Secretário: Luiz Cesar Sencine Almiñana
  • 2º Secretário: Luís Felipe Balieiro Lima
  • 1º Tesoureiro: Newton Luiz Castellari Porchia
  • 2º Tesoureiro: Cyro Soldani
  • DIRETORES SEM PASTA: Carlos Eduardo Marchi, Emerson Cleiton Galazo, Fernando Luis de Souza Assis, Flávio Castellano, Flavio Mendes de Oliveira, José Carlos de Souza Junior, José Eduardo de Mello Poletto, Luis Fernando Camargo Benvenga, Marcelo Chedid Awada.

 

Conselho Deliberativo

 

Presidente: José Cláudio Poletto

 

Aladino Pisaneschi, Ario Borges Nunes, Duílio Pisaneschi, Eduardo Tadeu de Souza Assis, Fernando Luis de Souza Assis, Flavio Mendes de Oliveira, José Bueno Lima, José Raul Poletto, Mario Casemiro, Paulo Cezar Cambréa, Ronaldo Sérgio Moreira da Silva e Raul Madella.

 

Conselho Fiscal

 

André Rubens Didone, Paulo Rogério Magri, Cassio José Suozzi de Mello

 

Transparência

O ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho atende empresas de toda a região do ABCDMR . Podem participar dos programas jovens e adolescentes das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.