Qualificação social e profissional

 

O programa faz parte do atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e é oferecido gratuitamente.

Seu foco é desenvolver habilidades necessárias à inclusão no mundo do trabalho, despertar espírito empreendedor e posturas compatíveis às exigências e aos desafios do ambiente corporativo.

 

Outras características do programa:

 

  • Estimula o senso crítico.
  • Discernimento.
  • Empatia.
  • Trabalho em equipe.
  • Liderança.
  • Autonomia e responsabilidade em vida comunitária.
  • Desenvolve relações pautadas na solidariedade e no respeito mútuo.

Após a conclusão do programa, os jovens são certificados e encaminhados para entrevistas nas empresas parceiras para se tornarem aprendizes, de acordo com a Lei 10.097/00 ou estagiários, dentro da legislação Lei 11.788/08.

 

Como participar?

 

Para se inscrever, os jovens devem ter entre 15 e 20 anos de idade, e estar matriculados em unidade escolar da rede pública de ensino e frequentando a partir do 1º ano do ensino médio ou concluído.

 

Quem pode participar?

 

Jovens e adolescentes das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul,
Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

 

Entre em contato para mais informações (11)4438-7733/94209-1914

 

Programa de aprendizagem

 

Neste programa, os jovens aprendem na prática em uma empresa parceira e tem acompanhamento teórico semanal no ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho, dando sequência à formação contínua, pessoal, social e profissional.

Ele atende ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, regulamentado pela Lei 10.097/00 e Decreto 9.579/2018.

 

Para quais áreas os cursos são voltados?
Administrativas, de produção, comércio e serviços.

 

Quem pode Participar?
Jovens a partir de 15 e 21 anos de idade, ter participado do Programa de Qualificação Social e Profissional. Além disso, deve estar matriculado na rede pública de ensino, frequentando a partir do 1º ano do ensino médio ou concluído.

Programa de estágio

 

A ideia desse programa é desenvolver na prática as habilidades apreendidas no Programa de Qualificação Social e Profissional e/ou de Aprendizagem.

 

Os jovens aprendem trabalhando, mas, agora, na condição de estagiários, com o acompanhamento realizado pelos profissionais técnicos da entidade.

 

O programa está validado no CMDCA e de acordo com a Lei Nº 11.788/2008.

 

Quem pode participar?
Jovens a partir de 16 anos e que estejam matriculados no Sistema de Ensino Médio, Ensino Médio, Técnico ou Ensino Superior.

Convivência e fortalecimento de vínculos

 

Pensamos nos jovens, mas sem esquecer da família.
ara fortalecer os vínculos entre família, adolescente e a comunidade, o ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho promove encontros e reuniões socioeducativas.

 

Durante os eventos, acontecem oficinas, palestras e dinâmicas de grupo para a comunidade interagir e trocar experiências de vida, através de temas relacionados a família, saúde, educação, cidadania, direito e deveres sociais.

 

O ABC Aprendiz – Centro Social de Educação para o Trabalho atende toda a região do ABCDMR.

 

Podem participar dos programas jovens e adolescentes das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.